Resultados institucionais

O IBTS é uma instituição de pesquisa-aplicada e acreditamos que somente quando suas evidências científicas tormam forma de reais benefícios a comunidade / humanidade é que pode-se afirmar que atingiram seus objetivos. Por esta razão apoiamos nossos parceiros e pesquisadores a transformar seus resultados teóricos em produtos tangíveis (Spin-off). Alguns já nos proporcionam grande orgulho:

Tevis Soluções em Saúde

A empresa utiliza os conhecimentos de tecnologia de informação para criar sistemas inteligentes saúde preventiva. O sistema chamado Modelo Semiótico de Monitoramento de saúde (MSM) é um de seus produtos que foi adotado pelo programa Brasil Vale Ouro da Fundação Vale. Este sistema permite um controle da qualidade de saúde de indivíduos dos 6 aos 16 anos submetidos a um programa de atividade esportiva intenso. Assim previnem condições que potencialmente afastariam o jovem do programa.

Biocinética

Brilhantes pesquisadores criaram um laboratório de biomecânica e análise 3D do movimento humano fora do ambiente universitário de pesquisa, acessível a qualquer indivíduo que necessite avaliação preventiva de risco de lesão em atividades esportivas, risco de queda e funcionalidade do idoso ou medir as disfunções causadas por lesões ortopédicas já estabelecidas como as lesões ligamentares, osteoartrose ou tendinites.

3DGym

Brilhantes pesquisadores criaram um laboratório de biomecânica e análise 3D do movimento humano fora do ambiente universitário de pesquisa, acessível a qualquer indivíduo que necessite avaliação preventiva de risco de lesão em atividades esportivas, risco de queda e funcionalidade do idoso ou medir as disfunções causadas por lesões ortopédicas já estabelecidas como as lesões ligamentares, osteoartrose ou tendinites.

Eduardo Soares – Prêmio Jorge Paulo Lemann de Quadril 2015

“Incrível. Assim começo descrevendo como foi a experiência de viver 1 ano em Vail. Ao receber a notícia de que era o vencedor do prêmio em 2015, a emoção foi tamanha que não tive reação. Não ria, não chorava…, só sabia que o sonho de toda uma vida se tornaria realidade. Foi uma experiência única. O modo como me acolheram foi impressionante. Sempre muito atenciosos e procurando sempre o melhor para que eu me sentisse o mais próximo de casa.

Marc Joseph Philippon, ou Doc (como nós o chamávamos) foi um grande exemplo pra mim e, acredito, para muitos que passaram por lá. Uma pessoa única. Pioneiro, sempre olhava a frente de todos no âmbito da biomecânica do quadril, suas patologias e tratamentos.

Aprendi muito no que diz respeito a exercer a medicina em alto nível. Um hospital com instalações de ponta. Profissionais do mais alto gabarito. Mas, principalmente, um grande local para quem quer fazer ciência. Materiais de primeiro mundo e uma estrutura como não se vê em lugar nenhum outro lugar. E tudo ali, ao seu dispor. Ao alcance das suas mãos. Pude usufruir de tudo que o Instituto podia oferecer. Treinamento em um laboratório bem equipado, períodos no centro cirúrgico junto com o professor Philippon e pesquisas científicas. Incrível…

É dessa maneira que consigo resumir o que foi passar um ano no Steadman Philippon Research Institute. Meu eterno agradecimento ao IBTS, pessoalmente ao Dr. Leonardo Metsavaht e ao Sr. Jorge Paulo Lemann, pela oportunidade que me foi dada. Fiz o meu papel. Dei o meu melhor e espero que, como retribuição, possa ajudar cada vez mais pessoas aqui no Brasil. É um orgulho fazer parte desse seleto grupo!”

Raphael Serra Cruz – Prêmio Jorge Paulo Lemann de Joelho 2015

“Não encontro outra palavra para descrever esta experiência que não seja “transformadora”. A possibilidade que o programa de Fellowship do IBTS no Steadman-Phipippon Research Institute (SPRI) nos dá é algo que supera qualquer expectativa. Mesmo para os padrões americanos, este instituto é considerado acima da média e possui um corpo clínico de destaque em todas as sub-especialidades. Lá temos a possibilidade de nos aprimorarmos tecnicamente, acompanhando e aprendendo as rotinas de alguns dos melhores cirurgiões do mundo, tanto em consultas quanto no centro cirúrgico.

Além disso podemos pôr em prática nossas habilidades cirúrgicas no laboratório, que tem disponibilidade de peças anatômicas para treinarmos técnicas com os mesmos materiais que os anfitriões usam nas salas de cirurgias.

O candidato tem que estar disposto a “suar a camisa”, pois o ritmo de trabalho é forte e recompensador: os resultados das publicações não tardam a aparecer. Nunca produzi tantos artigos científicos e me aprofundei tanto em temas relevantes quanto neste ano, de maneira que volto ao Brasil muito mais confiante para colocar em prática todo o aprendizado. Além disso, por ser um instituto de fama internacional, construímos contatos e até mesmo amizades com pessoas de diversas partes do planeta, fazendo deste programa, uma excelente porta de entrada para o mundo da ciência.”

Christiano Trindade – Prêmio Jorge Paulo Lemann de Quadril 2014

“Graças ao Prêmio Jorge Paulo Lemann, promovido pelo Instituto Brasil de Tecnologias da Saúde, tive o melhor ano de minha formação como ortopedista e cirurgião do quadril. O ambiente não poderia ser mais favorável à produção científica; com um Laboratório de Biomecânica(BME) e Departamento de Pesquisas Clínicas(COOR), conduzidos por engenheiros, biomédicos, estatísticos, fellows, estudantes de medicina e liderados pelo Dr. LaPrade e Dr. Philippon, tive oportunidade de me envolver em diversas publicações.

Além da parte científica, pude realizar treinos semanais de artroscopia de quadril, conheci muitas cidades norte-americanas e fiz amigos de várias partes do mundo.

Aplico na minha prática clínica é cirúrgica os conceitos modernos aprendidos no SPRI e tenho muito orgulho de ser um dos vencedores deste Prêmio e fazer parte do time IBTS.”

http://lattes.cnpq.br/2764393418662263

Bernardo Crespo – Prêmio Jorge Paulo Lemann de Joelho 2013

É com grande entusiasmo que escrevo sobre o Prêmio Jorge Paulo Lemann de Biomecânica e Artroscopia do Joelho.  Em 2013 tive o privilégio de ser o primeiro contemplado, através de uma parceria com o Instituto Brasil de Tecnologias da Saude, com a possibilidade de vivenciar por um ano o dia a dia de um dos mais importantes centros de pesquisa ortopédica do mundo. Além da participação na produção científica, o Steadman Philippon Research Institute apresenta a vantagem de estar intimamente relacionado a Steadman Clinic, importante hospital de medicina esportiva dos Estados Unidos. 

Assim, o fellowship me permitiu a participação em diversos projetos científicos com publicações em revistas internacionais, além do aprimoramento técnico, tanto no centro cirúrgico e quanto no moderno laboratório de artroscopia disponível. 


Porém esta experiência extrapola os limites profissionais. Um ano longe de casa, amigos e família, em um país com lingua, cultura e costumes diferentes me permitiu um enriquecimento cultural e amadurecimento inimagináveis. Expansão da rede de relacionamentos pelo mundo, é herança inestimável do programa. 


Por fim, me permito dizer que o Prêmio Jorge Paulo Lemann provocou alterações profundas na minha vida profissional e pessoal. E como retribuição a confiança que me foi depositada, prometo difundir a informação adquirida e inspirar as pessoas ao meu redor com o conhecimento obtido durante este período.


http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751268A5

Fernando Portilho Ferro – Prêmio Jorge Paulo Lemann de Quadril 2013

“Um ano de muito aprendizado e enorme crescimento profissional: assim posso resumir minha experiência de 12 meses de treinamento no Steadman Philippon Research Institute (SPRI), graças ao “Prêmio Jorge Paulo Lemann de Biomecânica e Artroscopia do Quadril”.

A parceria do IBTS com o SPRI me permitiu passar um ano inteiro em contato diário com o Dr. Marc Philippon, um dos grandes líderes em Artroscopia do Quadril. Durante o ano, pude aprender inúmeros conceitos de cirurgia de preservação articular, ou seja, técnicas para o tratamento de pacientes não-artríticos com dor e limitação funcional. Enquanto a maioria dos ortopedistas estão familiarizados com a cirurgia de artroplastia total, que oferece alívio a milhares de pacientes com artrose, o fato é que as técnicas de preservação articular são bem menos difundidas. O Dr. Philippon, com seu pioneirismo, sem dúvida vem sendo um dos que mais contribui para grandes mudanças em como abordamos o paciente jovem com dor no quadril.

Além das atividades em centro cirúrgico, pude aprender muito nos consultórios da Steadman Clinic. Além de contar com cirurgiões de ponta, lá está uma equipe multidisciplinar de primeira, incluindo physician assistants (PA´s), enfermeiras, fisioterapeutas, athletic trainers (ATC´s), etc. Com esses profissionais pude aprender os diversos aspectos envolvidos no tratamento e reabilitação de pacientes com alta demanda atlética e vontade de retornar ao esporte no menor tempo possível.

O SPRI também me permitiu desenvolver diversas atividades de pesquisa, tanto no campo clínico como no experimental. O instituto tem diversos profissionais dedicados exclusivamente à pesquisa, o que torna essa instituição um referência internacional em pesquisa de Medicina Esportiva. Pude me envolver em diversos projetos de pesquisa que já renderam frutos, na forma de publicações em revistas científicas e apresentações em congressos internacionais.

Não posso deixar de citar a experiência ímpar no Laboratório de Habilidades Cirúrgicas do SPRI, uma instalação que conta com tecnologia de ponta para treinamento de cirurgiões. Lá puder passar horas a fio praticando as lições aprendidas no centro cirúrgico, e sem dúvida essa oportunidade teve um valor inestimável no meu progresso como cirurgião.

E para finalizar, não poderia deixar de mencionar a experiência riquíssima que foi viver em Vail, CO por um ano. Uma cidade pequena, no topo da montanha, com um clima privilegiado: muita neve durante o inverno e a maior estação de esqui dos EUA; e um verão espetacular, com muito ar fresco e um povo absolutamente fascinado por saúde e esportes.

Enfim, foram inúmeras as experiências positivas nesse ano que passou. Tenho muito a agradecer ao IBTS, ao Dr. Leonardo Metsavaht, e ao Sr. Jorge Paulo Lemann. Me sinto muito animado para trazer de volta ao Brasil tudo que aprendi por lá, e aqui difundir a cultura de inovação científica e excelência que norteiam o trabalho no Steadman Philippon Research Institute e Steadman Clinic.”

http://lattes.cnpq.br/9382789544169322

Lourenço Peixoto – Prêmio Jorge Paulo Lemann 2012

“Jamais me esquecerei do exato momento em que recebi o telefonema do Dr. Leonardo Metsavath comunicando ter sido eu o ganhador do IV Prêmio Jorge Paulo Lemann em Biomecânica e Artroscopia do Quadril. Ali, naquele momento, eu ainda não sabia, mas minha vida estava prestes a sofrer uma grande mudança e para melhor.

Aquelas semanas que antecederam minha partida foram um grande misto de emoções. A expectativa de trabalhar e pesquisar em conjunto com o grande Dr Marc Philippon no Steadman Philippon Research Institute com bolsa de estudos parecia perfeição demais para ser verdade e justamente na área onde eu já atuava: a artroscopia do quadril. No outro extremo estava a dificuldade de me despedir da esposa e do meu querido filho Pedro na época com 1 ano e meio que não poderiam me acompanhar por motivos profissionais da minha companheira.

Hoje posso dizer com clareza que faria tudo de novo. As dificuldades com o clima, a língua e a cultura ficaram em segundo plano frente às grandes oportunidades que me foram oferecidas por lá. Eram inúmeras frentes de pesquisa sendo realizadas ao mesmo tempo em áreas diversas como biomecânica, análises clínicas e pesquisas na área de imagens e inovações. Havia a possibilidade de dividir meu tempo durante a semana entre as várias pesquisas em andamento e as atividades do centro cirúrgico. Fantástico poder operar e trocar idéias com uma das maiores celebridades da medicina desportiva do mundo.

Hoje, 3 anos após o meu retorno, inicio mais uma importante etapa de minha vida profissional assumindo a Presidência da Sociedade Brasileira de Quadril do Rio de Janeiro. Olhando para trás vejo, com clareza, a importância que aquele ano de doação extrema profissional e pessoal tiveram em tudo que acontece na minha carreira. Sempre que tenho a oportunidade aproveito para agradecer do fundo do peito ao Dr Leonardo Metsavath e ao grande visionário e empreendedor Jorge Paulo Lemann pela chance dada de transformar a minha vida e da minha família. O compromisso de transmissão do conhecimento adquirido por lá está de pé e se traduz na frequente visita de cirurgiões de outros estados em meu serviço de cirurgia do quadril assim como em cursos e palestras no Brasil e Estados Unidos.”

Leandro Ejnisman Prêmio – Jorge Paulo Lemann de Quadril 2010

“O II Prêmio Jorge Paulo Lemann foi concedido ao Dr. Leandro Ejnisman. Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (2004) com residência médica pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, atualmente é médico residente do Grupo de Quadril do IOT-HC-FMUSP, colaborador da preceptoria do IOT-HC-FMUSP.

Tem experiência na área de Ortopedia, com ênfase em Cirurgia do Quadril. Para representar o Brasil na Steadman-Philippon Research Institute, continuará desenvolvendo o seu Projeto de Pesquisa focado na área de artroscopia e biomecânica do quadril.

Diante das possibilidades de pesquisas em artroscopia do quadril e do alto potencial de publicações nacionais e internacionais decorrentes, focará seus estudos nas repercussões do impacto femoro-acetabular nos esportes.”

http://lattes.cnpq.br/2018819684483121

Bruno Gonçalves Schröder e Souza – 1° vencedor do Prêmio Jorge Paulo Lemann

“Receber o Premio Jorge Paulo Lemann e ser bolsista do IBTS nos EUA treinando com o Dr. Marc Philippon transformaram minha vida. Essa oportunidade única  permitiu-me conhecer novos lugares e pessoas, obter vários conhecimentos, aumentar minhas habilidades e modificar minha visão de como aprender, pensar e compartilhar meus conhecimentos.

Os resultados dessa experiência foram materializados em estudos científicos e capítulos de livros publicados, mas têm um alcance intangível muito maior. Ao continuar minha carreira no Brasil, busco seguir os princípios do Programa e aplicar os conhecimentos obtidos no tratamento de centenas de pacientes, no treinamento de dezenas de residentes e na motivação de um grande número de alunos de Graduação.

A dedicação ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão foi formalizada com minha adesão ao Magistério Superior, no setor público e privado. Isso reforça o compromisso que todos os agraciados por esse prêmio assumem ao aceitar tamanha honraria: a de multiplicar os efeitos das competências adquiridas, em prol do desenvolvimento médico e científico no Brasil.”

http://lattes.cnpq.br/7950415267277426

Corporativos

Institucionais

Acadêmicos

Cadastre-se

Para estar sempre atualizado dos nossos eventos

© Copyright 2024 | Todos os direitos reservados by mg studio