“Um ano de muito aprendizado e enorme crescimento profissional: assim posso resumir minha experiência de 12 meses de treinamento no Steadman Philippon Research Institute (SPRI), graças ao “Prêmio Jorge Paulo Lemann de Biomecânica e Artroscopia do Quadril”.
A parceria do IBTS com o SPRI me permitiu passar um ano inteiro em contato diário com o Dr. Marc Philippon, um dos grandes líderes em Artroscopia do Quadril. Durante o ano, pude aprender inúmeros conceitos de cirurgia de preservação articular, ou seja, técnicas para o tratamento de pacientes não-artríticos com dor e limitação funcional. Enquanto a maioria dos ortopedistas estão familiarizados com a cirurgia de artroplastia total, que oferece alívio a milhares de pacientes com artrose, o fato é que as técnicas de preservação articular são bem menos difundidas. O Dr. Philippon, com seu pioneirismo, sem dúvida vem sendo um dos que mais contribui para grandes mudanças em como abordamos o paciente jovem com dor no quadril.
Além das atividades em centro cirúrgico, pude aprender muito nos consultórios da Steadman Clinic. Além de contar com cirurgiões de ponta, lá está uma equipe multidisciplinar de primeira, incluindo physician assistants (PA´s), enfermeiras, fisioterapeutas, athletic trainers (ATC´s), etc. Com esses profissionais pude aprender os diversos aspectos envolvidos no tratamento e reabilitação de pacientes com alta demanda atlética e vontade de retornar ao esporte no menor tempo possível.
O SPRI também me permitiu desenvolver diversas atividades de pesquisa, tanto no campo clínico como no experimental. O instituto tem diversos profissionais dedicados exclusivamente à pesquisa, o que torna essa instituição um referência internacional em pesquisa de Medicina Esportiva. Pude me envolver em diversos projetos de pesquisa que já renderam frutos, na forma de publicações em revistas científicas e apresentações em congressos internacionais.
Não posso deixar de citar a experiência ímpar no Laboratório de Habilidades Cirúrgicas do SPRI, uma instalação que conta com tecnologia de ponta para treinamento de cirurgiões. Lá puder passar horas a fio praticando as lições aprendidas no centro cirúrgico, e sem dúvida essa oportunidade teve um valor inestimável no meu progresso como cirurgião.
E para finalizar, não poderia deixar de mencionar a experiência riquíssima que foi viver em Vail, CO por um ano. Uma cidade pequena, no topo da montanha, com um clima privilegiado: muita neve durante o inverno e a maior estação de esqui dos EUA; e um verão espetacular, com muito ar fresco e um povo absolutamente fascinado por saúde e esportes.
Enfim, foram inúmeras as experiências positivas nesse ano que passou. Tenho muito a agradecer ao IBTS, ao Dr. Leonardo Metsavaht, e ao Sr. Jorge Paulo Lemann. Me sinto muito animado para trazer de volta ao Brasil tudo que aprendi por lá, e aqui difundir a cultura de inovação científica e excelência que norteiam o trabalho no Steadman Philippon Research Institute e Steadman Clinic.”
http://lattes.cnpq.br/9382789544169322