“Nossa meta é impulsionar mentes brilhantes para que possam multiplicar seu impacto na sociedade médica e científica do Brasil.” Leonardo Metsavaht CSO Este é um programa de bolsas de estudo do IBTS e Fundação Lemann de 6 meses a 1 ano de duração para jovens brasileiros desenvolverem seu desempenho científico nas áreas de biomecânica do aparelho músculo-esquelético nos melhores centros de pesquisa do mundo. O grande diferencial deste programa é fomentar o senso crítico do especialista e seu poder multiplicador de conhecimento por meio do desenvolvimento de pesquisas clínicas de alto impacto científico e social. Os bolsistas receberão um auxílio de custos para suas despesas de viagem e estadia enquanto no exterior. O valor deste auxílio será avaliado caso-a-caso sendo limitado a um mínimo de 10% e um máximo de 90% do custo total das despesas do bolsista.
O RUSH-IBTS International Fellowship Program destina-se a envolver profissionais da saúde brasileiros nas nossas linhas de pesquisa e de educação colaborativa em ortopedia e traumatologia esportiva, análise de movimento 3D, biomecânica robótica e outras tecnologias disponíveis para aprimorar o diagnóstico funcional do aparelho musculoesquelético, para:
Auxílio na tomada de decisão terapêutica (clínica e cirúrgica)
Otimização da reabilitação física
Identificação de fatores de risco de lesões em atividades físicas e esportivas
Identificação de fatores causais ou relacionados aos distúrbios ortopédicos em geral
O programa também se propõe a desenvolver conhecimento e habilidades técnicas em medicina esportiva nas áreas pertinentes à atuação do candidato: cirurgia, biomecânica clínica ou reabilitação física. Durante e após o retorno os bolsistas internacionais serão envolvidos em nossa sólida e experiente rede de relacionamento para auxiliar em sua carreira acadêmica e profissional.
Benefícios do Programa
Rede de relacionamento com líderes no campo da medicina esportiva nacional e internacional.
Acesso à biblioteca e banco de dados da Midwest Orthopaedics at Rush (MOR), para desenvolvimento das pesquisas.
Acesso e colaboração com cientistas nas áreas de biomecânica, análise de movimento e restauração de cartilagem.
Participação em uma equipe de pesquisa para facilitar o treinamento em planejamento e execução de pesquisa.
Participação e uso de uma variedade de atividades e instalações de educação profissional no local, incluindo: sessões clínicas de indicações terapêuticas e conferência de exames de imagem, palestras do corpo docente e com convidados, além de reuniões de pesquisa.
Participação em ‘cadaver-lab’ com os colegas da Medicina Esportiva.
Acompanhar os médicos no ambiente clínico, tanto na sala de cirurgia quanto na clínica (somente médicos).
Poder ser convocado a participar da cobertura esportiva no nível profissional, colegial e do ensino médio, incluindo o Chicago Bulls, o Chicago White Sox e a DePaul University. (Apenas médicos, fisioterapeutas e educadores físicos).
QUEM PODE SE CANDIDATAR
Médicos ortopedistas e fisiatras, educadores físicos, fisioterapeutas e biomecânicos engajados nas áreas de biomecânica do aparelho músculo-esquelético, qualificado para conduzir estudos relevantes nestas áreas e, consequentemente, ser capaz de irradiar os conhecimentos adquiridos à comunidade médica e científica brasileira. Vale ressaltar que o candidato selecionado deve ter comprovação de afiliação e quitação pela sua entidade de classe:
Médicos: CFM e CRM
Ortopedistas: SBOT (com comprovação de R4 na área desejada ou admissão na Sociedade pertinente: ABTPé, SBCJ, SBQ, SBCOC e/ou SBRATE)
Fisiatras: ABMFR
Fisioterapeutas: CREFITO
Educadores Físicos: CREF
QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO
Este não é um prêmio excludente, onde candidatos duelam entre si para vencer, pois não há número determinado de vagas. Os candidatos serão selecionados através de premissas importantes e pré-determinadas pelos Conselho Gestor e Científico do IBTS. Para nós é importante compreender a possibilidade para o futuro desenvolvimento de pesquisas científicas e irradiação do seu conhecimento ao retornar ao Brasil.
PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo é realizado em 3 fases:
1ª fase: o Conselho Científico do IBTS verificará todas as submissões. Serão admitidas todas que preencherem totalmente as premissas básicas.
2ª fase: o Conselho Científico do IBTS analisará as propostas de custos e entrevistarão os candidatos que passarem da 1ª fase e determinarão o valor do auxílio financeiro a ser provido.
3ª fase: os candidatos serão entrevistados pelo Conselho Científico do IBTS e RUSH.
EMPATE: Havendo empate ou empate técnico os candidatos serão submetidos ao conselho gestor do IBTS, formado por grandes empreendedores leigos em medicina, que escolherão seguindo critérios sociais e geopolíticos.
DICAS
Demonstre organização e envie os documentos solicitados formatados adequadamente.
Organize bem seu currículo ou Lattes.
Comprove sua proficiência em inglês: apresente o resultado de alguma avaliação validada internacionalmente, como o TOEFL. (https://www.ets.org/pt/toefl).
Comprove sua proficiência em pesquisa. Apresente certificados de cursos de pesquisa clínica ou metodologia científica, como o Principles and Practice in Clinical Research (http://www.ppcr.hms.harvard.edu) ou semelhante.
Demonstre sua capacidade de desenvolver pesquisas clínicas com artigos redigidos publicados ou aceitos para publicação.
As inscrições serão aceitas somente via e-mail e até dia 31/01/2025. O e-mail [email protected]
Faça o download do regulamento e a ficha cadastral abaixo: